terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nesta primavera, hidrate sua pele com óleos à base de frutas





Nos próximos meses presenciaremos a mais linda estação do ano, a Primavera. Nela, tudo fica mais bonito, as flores desabrocham e dão um colorido especial à natureza. O dia-a-dia recebe um aroma natural, as pessoas são contagiadas por uma nova energia e a vida fica mais bela e colorida. O nosso corpo e a nossa pele, depois do inverno, também ficam iluminados. O frio foi embora, mas deixou alguns vestígios. É comum nesse período as pessoas ficarem com a pele seca, rachada . Nem o uso de alguns cremes para amenizar os efeitos prejudiciais do clima seco impediu a ação do inverno. Grande parte das pessoas espera o verão para dedicar mais atenção aos cuidados faciais. Será que essa é a atitude correta? Nessa coluna vamos observar que não, que na realidade a primavera é ideal para preparar e hidratar a pele, recuperá-la dos castigos do inverno e deixá-la pronta para a próxima temporada de calor e muito sol. É fundamental apostar em cuidados básicos, em geral desprezados pela maioria das pessoas. Hidratação é a palavra-chave e, usar e abusar do cremes é uma ótima opção. Portanto, é preciso optar pelo tratamento cosmético ideal e nesta estação onde as frutas nascem, por que não usá-las para transformar a sua pele em pele de pêssego? Tratamento à base de frutas Vantagens O uso de óleos e extratos de frutas são mais suaves e causam menos alergias; podem ser manipulados sem corantes e fragrâncias sintéticas.

O tipo de hidratante e nutriente a ser utilizado, depende do tipo de pele e do local a ser aplicado. Na hora de optar por um desses produtos cosméticos, é importante avaliar a situação da pele como um todo e não descartar a incorporação de princípios ativos tradicionalmente conhecidos como, por exemplo, uréia, lactato de amônio, entre outros. O avanço da ciência da oleoquímica foi o que possibilitou o conhecimento e a identificação de propriedades dos produtos existente na natureza. Esta tecnologia coloca à disposição da indústria, principalmente a cosmética e farmacêutica, uma grande variedade de matérias primas, sem, no entanto perder suas características naturais. Antigamente era difícil estabilizar a vitamina C, por exemplo, na manipulação, pois oxidava facilmente. Descobriu-se então, O VC-PMG, uma Vitamina C na forma de complexo hidrossolúvel (Ascorbil Fosfato de Magnésio), com alta estabilidade à oxidação, viabilizando assim, a incorporação desta vitamina em formulações cosmiátricas associadas ou com mais estabilidade.


Principais frutas


Uva: da semente se extrai o óleo, um potente hidratante, emoliente, rico em tocoferois e ácidos graxos insaturados, muito usado na prevenção da flacidez e estrias.


Cereja: óleo rico em àcido oleico e linoleico. A ação dela é hidratante como nutriente.
Melancia: dela é extraído um extrato altamente purificado, protegendo o DNA das células da pele, dos danos causados pelos radicais livres induzidos pela luz.


Damasco: as sementes do damasco trituradas, quando associadas a sabonetes líquidos se transformam em excelente esfoliante.


Amora: contém ácidos salicilicos, oxálico, cítrico e tanino. Seu extrato é utilizado em loções de limpeza e tônicos capilares.
Quem pode usar os cosméticos à base de extratos e óleos de frutas? são indicados para qualquer tipo de pele, desde que o paciente faça uma avaliação com seu dermatologista. Não existe uma fórmula única para todas as pessoas. Fatores como idade, tipo de pele, exposições ambientais devem ser avaliadas antes de cada prescrição. Nenhum produto cosmético possui o efeito milagroso. O dermatologista deve associar nas fórmulas, produtos que possuem sinergismo, garantindo assim maior eficácia e satisfação do paciente. Como são produtos naturais, mesmo pessoas com peles mais sensíveis podem fazer uso desse produto. É necessário que o consumidor fique atento a produtos que prometem muito e não resolvem nada. Nem sempre o que vêm escrito nas embalagens é verdadeiro, portanto, é importante que a orientação do seu dermatologista seja seguida. Desta forma o uso correto das frutas fará com que sua pele se assemelhe à pele de pêssego.


Dicas de Dr.ª Daniela Hueb - Médica, CRM-SP 96.027.